-Tenha um profissional habilitado para escrever textos, pensar pautas e realizar contatos com os meios de comunicação (jornalista profissional);
- Realize, regularmente, reuniões com as equipes de trabalho;
- Respeite os prazos exigidos pelo jornalista. É fundamental para que a matéria não seja prejudicada;
- Prepare-se para as entrevistas simulando perguntas e respostas sobre o tema abordado;
- Aprenda a responder objetivamente;
- Peça, antecipada e educadamente, pauta da entrevista, foco da matéria e perguntas que serão formuladas ao seu assessorado;
- Nunca peça ao jornalista para ler a matéria antes de ser publicada;
- Esteja sempre disponível para atender os profissionais da imprensa;
- Não seja, nunca, arrogante;
- Escolha um porta-voz na empresa, que domine sobre qual assunto vai falar;
- Leia jornais diariamente. É uma excelente forma de manter-se atualizado e adquirir uma visão global do que está acontecendo no Brasil e no mundo;
- Oriente seu assessorado a aceitar conceder entrevistas por telefone, respeitando a corrida contra o tempo nas redações;
- Não discrimine veículos de comunicação, atendendo apenas a mídia de maior audiência ou mais importante;
- Não responda perguntas as quais não tem conhecimento. Se seu assessorado não quiser comentar determinado assunto, simplesmente diga isso de forma educada: “ele prefere não comentar este assunto”;
- Não se comporte como um secretário do seu assessorado;
- Instrua funcionários a encaminhar prontamente as solicitações de jornalistas;
- Se não for possível atender o jornalista naquele momento ou proximamente, deixe isso claro, de modo que o profissional tenha tempo hábil para recorrer a outra fonte;
- Tente cooperar sempre. Se seu assessorado não concede a entrevista requisitada, é quase certo que será publicada a história “errada”. Portanto, procure atendê-lo o mais rápido possível, mesmo que seja para dizer que não dispõe das informações solicitadas;
- Não ligue para um jornalista para agradecer pela publicação de determinada matéria, por mais que tenha sido favorável. Mas, isso não impede que você o elogie, caso este tenha feito um bom trabalho;
- Jamais ligue para um jornalista para reclamar sobre uma matéria não publicada da qual originalmente sua instituição participaria, ainda que tenha concedido a ele longa entrevista;
- Não dê presentes (jabás) a jornalistas - embora alguns gostem disso, é crescente o número de profissionais que vêem nessa prática uma tentativa de compra.
Toninho!
ResponderExcluirExcelente material! Farei bom uso, com o devido crédito ao autor. Acabei de voltar do 17º Enjac, em Goiânia, onde essas discussões estiveram muito presentes. Você teria sido um excelente painelista.
Abraços e sucesso!
Ludwig Larré