domingo, 29 de novembro de 2009

ENDOMARKETING - A VOZ OPERÁRIA

No livro “Conversando sobre Endormarketing” (Ed. Makron Books - São Paulo, 1995), Saul Faingaus Bekin considera que ações de marketing voltadas para o público interno da empresa têm o fim de promover entre seus funcionários e departamentos valores destinados a servir o cliente. Entre os fundamentos do endomarketing ele destaca:

→ Objetivo - fazer com que os diversos departamentos e seus funcionários compartilhem os valores e objetivos da empresa, fazendo surgir um processo de coesão e comunicação no ambiente interno, resultando em atração e retenção de clientes internos e externos.

→ Função - integrar a noção de cliente nos processos internos da estrutura organizacional para propiciar uma melhor qualidade dos produtos e serviços.

→ Importância estratégica - realizar a avaliação do ambiente interno da organização (moral, satisfação de necessidades e conflito entre a cultura organizacional e os objetivos estratégicos), de modo a permitir o sucesso da estratégia da empresa voltada para o ambiente externo.

→ Premissas básicas - conquista e retenção de clientes por meio de serviços excelentes; valorização dos empregados como pessoas, tratando-os como clientes da empresa; geração do comprometimento desses empregados com os objetivos da empresa.

Mas endomarketing não significasomente o estreitamento do canal de comunicação entre patrão e empregado, mas o envolvimento do corpo funcional com os objetivos da organização. O estímulo a assumir responsabilidade pelo bom desempenho individual e organizacional vem com o incentivo à capacitação e, principalmente, com a participação nos lucros da empresa. Há prefeituras que já avançam nesse sentido, concedendo abonos anuais em função do excedente na arrecadação da receita municipal.

A capacitação e o incentivo à especialização são outros componentes do endomarketing. A busca do bom desempenho, da economia de insumos e da melhoria da qualidade no atendimento são premissas as quais não se pode abrir mão em qualquer que seja a organização. Para isso, as lideranças precisam conhecer as habilidades de cada funcionário, suas dificuldades e ansiedades.

Motivar o funcionalismo a perseguir as metas da empresa para o qual trabalha significa tratar o empregado como um colaborador, como faz a empresa Landis+Gyr, de Curitiba, que em 2002 foi escolhida pelo Guia Exame como uma das Melhores Empresas para Você Trabalhar, conforme matéria divulgada na revista Você S/A, edição n.º 73 - julho de 2004. A cada três meses, Álvaro Dias Junior, presidente da empresa reúne seus 270 empregados no saguão principal para apresentar dados como contabilidade e até demissões são tornadas públicas em murais e intranet.

No livro “Endomarketing: educação e cultura para a qualidade, de Wilson Cerqueira (Ed. Qualitymark, Rio de Janeiro, 1994), o autor salienta: “Os sistemas de endomarketing visam à difusão de uma linguagem cultural própria e homogênea em toda a corporação, para todos os seus funcionários, independentemente do nível hierárquico. A base dessa linguagem é um conjunto de valores estabelecidos por eles próprios e aceitos como necessários e bons para regular a relação das pessoas entre si e com a própria organização”.

Embora necessário, o processo de endomarketing não é assim tão fácil de ser implantado. Para que possa ser bem-sucedido, vários fatores precisam ser considerados na instituição. O fator preponderante é o da “motivação”, já que sem a valorização profissional o propósito de intercomunicar não se frutifica. Para que haja um ambiente ideal para implemento de um sistema de comunicação interno, é preciso difundir o conceito de organização nas instituições privadas ou públicas.

A implementação de um programa de endomarketing está diretamente subordinada à compreensão dos valores presentes na cultura da organização. Portanto, para a compreensão e a responsabilidade com a imagem da instituição, é necessário analisar o perfil do funcionalismo, suas necessidades e expectativas. Se o custo benefício de um projeto dessa magnitude é indiscutivelmente compensador, o momento para implantação de um sistema de comunicação interno é o atual, em que padrões de comportamento estão totalmente globalizados de forma que absolutamente ninguém mais suporta viver sem informação.

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