quarta-feira, 7 de outubro de 2009

ASSESSORIA: ESTRUTURA IDEAL

O primeiro passo na formação de uma assessoria de comunicação é a composição profissional da equipe de trabalho. No setor público tem sido comum o aproveitamento de pessoas comunicativas e até populares para o trabalho de relações públicas - área que originalmente domina a técnica. Já as empresas, que têm a competitividade como algo determinante para os seus faturamentos, não admitem tal risco.

Escolher a assessoria certa significa confiar a boa imagem de uma personalidade ou instituição nas mãos de técnicos e de profissionais qualificados para o trabalho. Não é possível esperar bons resultados de uma assessoria de comunicação mal-formada e sem habilidades para lidar com a imprensa e com políticos ao mesmo tempo. Assim como em uma empresa, onde não se pode admitir que amadores desenvolvam boas estratégias de comunicação e marketing empresarial.

Para explorar toda a capacidade de produção de um setor de comunicação corporativa é imprescindível haver profissionais com qualidades multimídias.

No artigo “Uma estrutura básica para a comunicação no Executivo”, publicado no portal Políticas para Políticos, o jornalista Flávio Dutra aponta um erro comum, cometido especialmente no setor público, na elaboração de um projeto de comunicação institucional: “montar uma estrutura apenas com a assessoria de imprensa, focada predominantemente na mídia impressa”.

“Mesmo que os jornais tenham inegável importância e peso documental, as outras mídias devem ser adequadamente contempladas na montagem desta estrutura. É impensável uma comunicação eficiente e abrangente, nos dias de hoje, sem a utilização da TV, assim como do rádio que, pela sua pronta resposta e instantaneidade, não pode ser deixado em segundo plano, sem esquecer os novos formatos de comunicação, como os websites”.

Assim como na formação de um time de futebol, cada um dos componentes que atuam nas assessorias de comunicação deve ser competente na sua “posição”. Além de estar atento as adversidades, o profissional desse ramo precisa estar conectado com as tendências do mercado e, ao mesmo tempo, atento a todos os recursos disponíveis para que possa atingir suas metas.
Na estrutura abaixo, podemos observar como tradicionalmente se configura, de forma elementar, uma Assessoria de Comunicação para empresas ou instituições públicas.

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