terça-feira, 13 de outubro de 2009

BOM, MAS NÃO USUAL A: APPROACHING


Approaching ou, em nossa língua, aproximação, é uma técnica que vem sendo praticada largamente no setor privado e que visa o estreitamento da relação instituição-público. Significa conquista pela familiaridade, fazendo com que haja não apenas uma relação de “consumo”, mas uma fidelidade e confiança no “produto” que está sendo oferecido.

No setor público, a técnica de approaching ainda é pouco praticada e o motivo é que nesse ramo ainda persiste a cultura do autoritarismo e o público em geral é simplesmente ignorado nesse processo de conquista. Mas o cenário está mudando rapidamente e já há muitas instituições preocupadas com o que pensam o cidadão comum e não somente no momento de interesse dos seus administradores.

Nas assessorias de comunicação de órgãos públicos, a aproximação com o público interno e externo é fundamental para o bom desempenho do setor. Não se pode realizar um bom trabalho de comunicação sem o estabelecimento de um canal eficiente de contato entre repartições, cidadão comum e órgãos de imprensa.

O contato com esses públicos deve ser constante e bilateral. Os meios para a prática do approaching vão desde a simples divulgação dos propósitos e metas da instituição a contatos telefônicos ou eletrônicos com os públicos com os quais se relaciona.

Com o público interno, o approaching é baseado no endomarketing ou estratégia comunicação interna, assunto que veremos a seguir. Esse trabalho é competência dos profissionais de Relações Públicas, com participação dos demais profissionais.

Com o público externo, é possível estreitar a relação criando motivos para que o cidadão comum conheça a instituição de forma virtual, impressa ou pessoal. A busca de contato, de sugestões, críticas ou comentários sobre os serviços prestados pela instituição é outra maneira de se aproximar do público externo. Nesse caso, assim como nas empresas, a solução é a criação do Serviço de Atendimento ao Cidadão.

Com a mídia, a aproximação deve ser diária, porém ponderada e, de certa forma, um tanto desinteressada. É necessário visitar redações e emissoras de rádio e tevê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine ou critique...