sexta-feira, 9 de outubro de 2009

CONDUTA NA ENTREVISTA

Quantas vezes alguém não se decepcionou com entrevistas concedidas por seu assessorado a jornalistas, achando que eles deram muita importância a coisas ditas sem relevância, não sendo dado o devido destaque às informações mais importantes? Geralmente, isso acontece por problemas de comunicação, já que o entrevistado, muitas vezes, não consegue comunicar claramente suas idéias. Pode acontecer também de o repórter não ter conhecimento suficiente sobre determinado assunto - o que o leva a interpretar mal algumas informações.

Esse é um dos motivos pelos quais algumas pessoas relutam ou ficam inseguros ao conceder entrevistas porque acham que os jornalistas sempre vão distorcer fatos ou então buscar informações sobre as quais eles não querem responder.

Ao conceder entrevistas é necessário tomar algumas atitudes fundamentais para o bom relacionamento com o jornalista. Em primeiro lugar, o entrevistado deve ter bom senso, ser educado e, principalmente, honesto em suas colocações. Informar dados não verdadeiros é um erro gravíssimo, pois o jornalista se prepara para a entrevista e também busca outras fontes, que podem desmentir suas informações.

Deixar de atender o jornalista também não é uma boa opção, pois o veículo certamente vai publicar que a empresa não quis se pronunciar sobre o assunto, o que pode despertar suspeitas nos leitores, telespectadores ou ouvintes.

É o entrevistado quem conduz a entrevista. Para isto, basta conhecer o terreno em que ele está movimentando. Procure conhecer quem é o repórter, sua especialidade, estilo e objetivo específico. Trate-o pelo nome e procure revelar algum conhecimento sobre sua atividade e a linha editorial de seu jornal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine ou critique...