terça-feira, 13 de outubro de 2009

BOM, MAS NÃO USUAL B: FOLLOW-UP

Follow-up significa acompanhar, dar prosseguimento a algo. Nas empresas, representa a continuidade da venda de um produto. Na medicina, o follow-up é uma seqüência de atendimento de um paciente. Já nas assessorias de comunicação, a técnica é usada para conferir se um release chegou bem nas redações.

A técnica, além de ajudar na busca do estreitamento do contato com os colegas de imprensa, permite-se saber do interesse por uma pauta enviada ou para sugerir personagens. Aqui, o parêntese é para o cuidado como se faz isso. Jamais se deve telefonar ou visitar uma redação em horário impróprio. Para isso, é preciso também conhecer a rotina das redações.

A seqüência de atendimento não pode se restringir a simples conferência, mas a uma série de perguntas e até sugestões às redações no aproveitamento do material enviado. Em uma pesquisa realizada em 2004 pelo portal Comunique-se com 1.226 jornalistas de várias partes do País, o follow-up feito pelas assessorias é válido para 87% dos entrevistados. O que valoriza o contato com as redações, segundo os pesquisados, é a possibilidade de acréscimo de dados ou personagens para sugerir. Apenas 6% não acharam válido o follow-up.

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