quinta-feira, 29 de outubro de 2009

BRIEFING

Sendo enviado o release com aceitação como sugestão de pauta, não significa que o repórter incumbido de cobrir o evento esteja totalmente informado sobre o assunto. No caso dos profissionais de tevê cuja rotina é muito mais atribulada que outros seguimentos, é comum o repórter ser desviado de um compromisso e cair de "turista" no evento. Às vezes, a única peça a respeito é um rabisco conseguido dentro da viatura por telefone ou um fax do release enviado à redação. Quando é extenso o texto, o repórter sequer consegue se sintonizar com a pauta.

Para esta situação emblemática e para outras o briefing é um importantíssimo instrumento. Trata-se de uma peça que deve ser produzida todas as vezes que for necessário transmitir uma informação para determinado segmento, na hora e maneira certas. O material deve estabelecer qual informação é necessária, como encontrá-la, quem deve ser envolvido, de modo a orientar os colegas da imprensa e até convidados sobre que tipo de evento está por acontecer ou qual será sua programação.

Em seu termo mais simples, briefing significa a passagem de informação de uma pessoa para outra. Colocado dessa forma, essa tarefa parece fácil. Obviamente, devemos visar o método mais simples, mas eficácia e objetividade são ainda mais relevantes.

Um bom briefing deve ser tão curto quanto possível, mas tão longo quanto necessário. Em outras palavras, a extensão do briefing é indefinível previamente, contendo todas as informações que sejam relevantes e nenhuma que assim não seja.

Bem, para ilustrar melhor como deve ser esse material segue um modelo:

Governador participa de Congresso Estadual de Municípios
Data: 30/04/2012
Horário: 9h30
Local: Centro de Convenções do Anhembi - Auditório II
Rua Ayrton Senna da Silva, 30.623 – Centro/SP

SOBRE O EVENTO

- Este é o 49º Congresso Estadual de Municípios;
- O congresso é um evento anual;
- É esperado um público superior a dez mil pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais;
- Em 2004 cerca de 8.000 pessoas participaram do congresso;
- O tema deste ano é “Campo e Cidade Rumo à Modernidade”, com foco no cenário rural;

O objetivo é aproximar dirigentes municipais das autoridades estaduais e federais, responsáveis pelas políticas públicas, e das instituições privadas compromissadas com ações sociais e de interesse comum.

SOBRE A PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PARA PRIMEIRAS-DAMAS

- Após a posse dos novos prefeitos em janeiro deste ano, 70% das primeiras-damas e presidentes de Fundos Municipais são iniciantes;
- Durante o congresso serão realizadas palestras com o propósito de orientar presidentes de Fundos a respeito da administração municipal, da Lei de Orgânica de Assistência Social e como viabilizar programas de geração de renda;
- Serão debatidas as funções específicas do Fundo Municipal e das secretarias de Assistência Social;
- Haverá plantão técnico para orientando sobre formas de captação de recursos para programas sociais municipais;
- Serão apresentados projetos bem sucedidos em municípios que conseguiram bons resultados no combate à pobreza.

SOBRE A ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE MUNICÍPIOS (APM)

- A Associação Paulista de Municípios é uma entidade civil, fundada em 1948;
- Atua em todos os municípios paulistas, prestando assessoria a prefeitos e vereadores em questões administrativas, jurídicas;
- O objetivo da APM é a defesa dos interesses dos municípios nas questões políticas e financeiras;
- Celso Giglio é o presidente da Associação Paulista de Municípios e do Congresso Estadual de Municípios e ex-prefeito de Osasco.

Fontes:
APM
Antonio Cassimiro 7806-2279
Machado de Assis 3063-2665

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