terça-feira, 6 de outubro de 2009

O PAPEL DO JORNALISTA-ASSESSOR



Uma indagação comum e que, invariavelmente, constrange jornalistas que atuam em assessorias de imprensa é: o que faz um assessor de imprensa em uma empresa ou orgão público?

Se o cidadão comum ainda não sabe a importância desse trabalho de bastidor desenvolvido por assessorias de imprensa, ao menos está percebendo a diferença entre um segmento que possui estrutura de comunicação eficiente e outra que não vê a informação com relevância. A evidência de que esse ofício é realmente substancial está no mérito com que profissionais de comunicação estão aproximando o cidadão de instituições e se transformando em algo bastante nobre: agentes de informação.

Esse reconhecimento vai aos poucos estreitando a relação entre as assessorias de comunicação e as redações, que por estarem mais enxutas e sobrecarregadas, passam a tratar jornalistas de assessorias como verdadeiros companheiros de profissão.

Outra constatação animadora é que muitos dos assessores de imprensa atualmente são, em boa parte, experientes jornalistas que, antes, denunciavam más condutas no setor público ou privado e que, agora, orientam, incentivam ou constrangem seus contratantes a serem menos fisiologistas e mais cautelosos.


Mas para que se legitime e seja bem-sucedido nesse ofício, o profissional de comunicação institucional não pode ser um simples “divulgador”, mas um estrategista com capacidade de interpretar a linguagem gestorial e de implementar sistemas de comunicação que viabilizem a compreensão dos atos oficiais perante o público.

Um comentário:

  1. Antônio, você não acha que a derrocada do jornalismo tradicional trouxe o jornalista para este mercado? Você acha que o jornalista recém-formado (até mesmo aquele formados há um certo tempo) tem competência técnica e acadêmica para exercer tal função, vide que a grade curricular de jornalismo não tem esse enfoque?

    ResponderExcluir

Opine ou critique...